top of page

Primeiro projeto de HERZOG E DE MEURON no Brasil

Arquitetos: Herzog & de Meuron

Localização: Rua Camaragibe - Mãe Luiza, Natal - Rio Grande do Norte, Brasil

Parceiros: Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Ascan Mergenthaler (sócio responsável), Markus Widmer

Equipe: Tomislav Dushanov (Associado, Diretor de Projetos), Mariana Vilela (Project Manager), Melissa Shin, Rabaça Diogo Figueiredo, Kai Strehlke (Tecnologias Digitais), Edyta Augustynowicz (Tecnologias Digitais), Daniel Fernandez Florez

Área de Projecto: 1964,0 m2

Projeto Ano: 2014

Fotografias: Iwan Baan

Descrição de arquitetos. Nosso projeto para a academia "Arena do Morro" é o primeiro projeto que foi feito dentro da proposta urbana mais ampla "Uma visão de Mãe Luiza", que foi desenvolvido em conjunto com o Centro Pastoral Nossa Senhora de Conceição Sócio em 2009.

Mãe Luiza não é uma típica "Favela" - a sua identidade e caráter são formados tanto pelo ambiente natural único, como pela criatividade do povo desta grande comunidade. Mãe Luiza está localizado entre a área natural protegida de dunas de Natal e o calçadão marítimo de desenvolvimento comercial. Nosso estudo identifica atividades urbanas que estão faltando e subdesenvolvidas na área, traça o espaço disponível dentro plano densamente construído, e distribui novas atividades dentro das áreas potencialmente disponíveis para desenvolvimento. A proposta inclui uma coluna (Passarela) de novos edifícios e intervenções que irão formar uma sequência de atividades públicas, localizada perpendicular à rua principal de Mãe Luiza e estendendo-se para o oceano. O projeto arquitetônico pioneiro nesta proposta é o ginásio, que contém um campo de esportes com arquibancada para 420 pessoas, salas polivalentes para a dança e educação, com um terraço com vista para o mar, quartos e casas de banho públicas em mudança.

A estrutura existente do antigo ginásio - um campo particular enquadrado por colunas e vigas sem teto ou paredes - define o ponto de partida do nosso projeto. A sua geometria é extrudida sobre toda a área de construção, a criação de um único grande telhado cuja forma é limitada e definida pelos limites do terreno. O telhado tem uma nova escala de Mãe Luiza e, ao mesmo tempo, estabelece uma relação com a abordagem tradicional generalizada usando um teto generoso para criar grandes espaços públicos, no nordeste do Brasil. Torna-se um símbolo da comunidade. Sob o teto, o piso forma uma paisagem local de terraço que segue a topografia existente. No meio estão as fileiras de assentos que traçam os contornos do campo aberto e sala polivalente, estúdios de dança e espaços de apoio. Uma parede ondulada independente define o perímetro interior, seguindo o contorno das arquibancadas para acomodar toda a quadra de esportes e a forma circular dos quartos independentes e privados. Os volumes circulares salientam o carácter comunitário desses espaços e atividades internas.

O enorme tamanho e cor branca uniforme ancoram o telhado do edifício no tecido urbano e grosseiramente colorido de Mãe Luiza. Como a peça que faltava do quebra-cabeça, ocupando uma grande parcela no final do bairro, completa e define um novo e generoso lugar cívico visível de longe. As extremidades da coberta de duas águas alongadas abrem para o bairro e convidam as pessoas a entrar. Uma vez que você se aproxima do volume do edifício, a sua escala se desintegra visualmente através de sua materialidade e detalhes arquitetônicos.

A estrutura é simples e aberta, reflete e responde aos materiais e métodos de construção localmente disponíveis. O telhado é montado com painéis de alumínio e isolamento padrão. Em vez de ser firmemente ligado, os painéis são instalados com sobreposição deixando aberturas que permitem a entrada de luz e ventilação, mas mantendo a água fora . A parede curva debaixo está feita de blocos de concreto desenvolvidos e fabricados localmente. Cada bloco tem alhetas verticais posicionados na diagonal com bordas arredondadas. Ao girar os blocos, as diferentes orientações das barbatanas criam diferentes níveis de transparência, bem como diferentes níveis de privacidade. Tanto o teto como a parede se tornam membranas permeáveis ​​e translúcidas que permitem a brisa fresca do oceano fluir através da construção e a saída de ar quente, filtragem de luz natural intensa e animando todo o edifício com diferentes graus de luz e sombra. À noite, o efeito é invertido e o edifício revela as atividades a partir do interior como uma lanterna brilhante. O ginásio é um edifício permeável, naturalmente acondicionado, que transforma e traduz o impacto do ambiente natural e urbano num destino público e um ponto focal para o esporte, lazer e atividades culturais. O seu sucesso final dependerá da programação de dia e de noite e sua aceitação pelo povo de Mãe Luiza.

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Pinterest Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Vimeo Clean Grey
Arquivo
bottom of page