top of page

Ruas solares: uma realidade aplicável para o futuro?

O conceito de eficiência energética há muito é aplicado em pesquisas que buscam melhorar a vida dos habitantes, diminuindo a poluição e promovendo o reaproveitamento de materiais e recursos naturais, no contexto dos espaços públicos, existem diversos projetos como a ciclovia Solarpath, em Cambridge, na Inglaterra.

Nos Estados Unidos, está sendo desenvolvido pelos engenheiros Scott e Julie Brusaw, o Solar Roadways, um sistema que se propõe a substituir o asfalto das ruas e ciclovias, por painéis solares com luzes LED cobertos por um vidro reforçado de alta qualidade, podendo reduzir aproximadamente 70% dos acidentes no transito a noite, segundo os pesquisadores. Além disso, o sistema conta com um sistema de aquecimento que ajudaria nos períodos de inverno.

06082014 b.png

Dentro de seus estudos, os pesquisadores afirmam que com 1,5 quilômetros de uma via o sistema conseguiria prover energia para 428 casas, e com a implantação em todo o sistema viário, o país seria capaz de gerar três vezes mais energia do que consome.

O projeto inserido no modelo de “Startup”, já recebeu o pedido do Departamento de Transporte para criar um protótipo funcional (12’x12’ ou 3,66 x 3,66 metros) como um trecho da rodovia inteligente com sensores e iluminação dinâmica. O projeto se mostra visivelmente incrível, porém ainda restam muitas questões a serem respondidas, como administração, custos etc..

Para mais informações seguem abaixo os links.

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Pinterest Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Vimeo Clean Grey
Arquivo
bottom of page