Canadenses constroem casa-contêiner em praça de NY
CERCA DE 70% DOS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO FORAM RECICLADOS OU REUTILIZADOS
Uma praça pública de Nova York ganhou uma casa modular construída a partir de contêineres de navegação, e projetada pelo escritório canadense MEKA World.
Aproximadamente 70% dos materiais usados na construção e decoração do volume de 30 metros quadrados foram reciclados ou reutilizados.
Com custo de mil dólares por metro quadrado, o programa conta com revestimentos internos e externos feitos com painéis de cedro, janelas e portas de vidro corrediças, detalhes em madeira de bambu e uma sala reversiva, que pode se desdobrar para criar um terraço externo.
“Muitos moradores querem evitar a problemática, a espera e os custos da construção tradicional. Ninguém quer esperar um ano e, então, descobrir que o preço dos materiais e trabalhadores aumentou 30%”, afirma o arquiteto Michael de Jong, fundador do MEKA.
Ecoeficientes e flexíveis, as casas podem ser montadas em menos de duas semanas – 95% dos elementos são pré-fabricados –, dependendo apenas do tipo de fundação necessária para cada terreno.
A casa-protótipo ficou exposta em Nova York por duas semanas, na esquina das ruas Charles e Washington, no West Village.
Fonte: