top of page

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Madri

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Madri, Espanha, é uma ferramenta de gestão adotada para estruturar as políticas de mobilidade da cidade baseando-as em objetivos gerais de melhoria da qualidade ambiental e urbana, definindo prioridades e estabelecendo ações que permitam alcançar os objetivos estabelecidos. Lançado esse ano, com previsão de estar completamente implantado até 2020, já terá em 01 de janeiro de 2015 uma de suas primeiras medidas entrando em vigor e restringindo o acesso de automóveis aos bairros centrais da cidade.

Segundo o site Archdaily: “De acordo com as informações do município de Madri, a criação destas áreas procura reduzir os automóveis que estão em circulação e, com isso, fazer com as ruas se tornem mais seguras para os pedestres e ciclistas. Além disso, pretende-se aumentar o número de estacionamentos para aqueles que vivem nesses bairros e diminuir a poluição acústica e ambiental”.

Se trata, em consequência, de traduzir em um plano de trabalho, o desejo de devolver às pessoas um protagonismo perdido em favor dos automóveis. Uma lição de urbanismo de suma importância para a maioria das cidades brasileiras.


Fonte:

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Pinterest Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Vimeo Clean Grey
Arquivo
bottom of page