Conheça 14 cidades abandonadas que poderiam ser melhor aproveitadas

002.jpg
Cada vez mais, as áreas ocupadas pelo ser humano aumentam de maneira vertiginosa. Locais que não são necessariamente ideias para se viver são ocupados geralmente de forma desordenada, já que muitas cidades são carentes de um planejamento urbano adequado e mesmo assim, ainda existem muitas pessoas que não tem onde viver.

Em contrapartida, também existem muitos lugares que foram simplesmente abandonados, seja por falta de investimento, decisões políticas, guerras ou até por boatos de serem mal assombradas. Será que esses locais ou alguns deles não poderiam ser melhor aproveitados? Você viveria em um lugar assim, caso ele fosse reconstruído?


Veja 14 cidades abandonadas pelo mundo e deixe seu comentário.

Pegrema, Rússia
001.jpg

Pegrema é uma antiga aldeia de camponeses construída na beira de um belo lago na Rússia. Suas casas foram abandonadas e hoje são apenas pano de fundo para fotografias.


Fordlândia, Brasil
qFJyW6l.jpg

A área de cerca de 15 mil quilômetros foi adquirida em 1927 pelo empresário americano Henry Ford. O objetivo era fazer da área para micro cidade para viabilizar a exportação do látex abundante na região para a confecção de pneus. O solo pouco fértil fez com que o empreendimento fracassasse e fosse abandonado.


Oradour-sur-Glane, França
SAwLH1S.jpg

A aldeia de Oradour-sur-Glane foi completamente destruída durante um massacre em 1944. Seus 642 habitantes foram mortos pela Waffen-SS e sua única sobrevivente foi uma mulher de 47 anos. Após o incidente, o local foi convertido em um museu de lembrança da Segunda Guerra Mundial.


Varosha, Chipre
u3SHnGh.jpg

O local foi um moderno centro turístico até o ano de 1974. Após a invasão turca, seus habitantes fugiram e a cidade ficou abandonada desde então.


Kolmanskop, Namíbia
3wDYMJK.jpg

Construída por mineiros alemães em 1908, a aldeia entrou em decadência após a Primeira Guerra Mundial, quando seu farto campo de diamantes foi extinto e logo então, abandonado. Hoje o local está repleto de casas cheias de areia.


Tawergha, Líbia
okCuhiU.jpg

Construída nas proximidades do último reduto do chefe de estado Muammaar Kadafi, a cidade foi completamente esvaziada pelo Conselho Nacional de Transição da Líbia em 2011. Sua população de 24 mil pessoa teve que deixar o local.


Kayakoy, Turquia
dKYovAZ.jpg

Mesmo próxima de uma das praias mais visitadas da Turquia, a cidade de Kayakoy permanece abandonada desde a guerra do país contra a Grécia em 1923.


Copehill Down, Inglaterra
YU0H2Xb.jpg

Construída com o objetivo de servir como cidade cenográfica para treinamento militar de combate em áreas urbanas, a vila foi simplesmente abandonada e hoje permanece vazia.


Pyramiden, Noruega
t4nRkuX.jpg

A cidade de Pyramiden foi projetada para ser um exemplo do funcionamento do modelo socialista russo. O local contava com comida gratuita, eventos culturais, espaços esportivos, escolas e uma biblioteca com um acervo de mais de 50.000 exemplares para atender sua população. Com a decadência da União Soviética, seus habitantes tiveram que fazer as malas para que a cidade fosse esvaziada por completo.


Sanzhi Pod City, Taiwan
bZGp0jw.jpg

Fundada na década de 79 para servir como local de férias para pessoas com alto poder aquisitivo, a cidade com aspecto futurista teve que ser abandonada devido a quantidade de acidentes durante sua construção e a falta de investimento. Atualmente seus edifícios ainda continua de pé e existem rumores de que são assombrados pelos que morreram durante a construção.


Hashima Island, Japão
wFDPApf.jpg

Durante a Revolução Industrial japonesa, a cidade de Mitsubishi construiu uma ilha em torno de um grande depósito de carvão. Na década de 60, com a perda de espaço pela extração de carvão para a de petróleo, a pequena cidade começou a perder seu propósito e sofreu com o êxodo de seus moradores. Atualmente, resumido a ruínas, o local abandonado serviu como pano de fundo para a super produção de hollywood, 007 – Operação Skyfall de 2012.


Belchite, Espanha
BIJ0J5M.jpg

Durante a década de 20, Belchite era considerada uma cidade em crescimento e cheia de serviços. Contudo, como consequência da Batalha de Belchite, durante a Guerra Civil Espanhola, a cidade foi completamente destruída. Ao invés de uma reconstrução, a cidade foi mantida em ruínas como memorial de batalha.


Humberstone, Chile
PO5OlpR.jpg

Construída em 1862 como um centro de mineração, a pequena cidade de Humberstone levou algumas décadas para ser completamente abandonada. Com a queda na mineração durante a Depressão americana de 1929, a cidade perdeu sua função parando no tempo. Sua arquitetura cheia de memórias ainda permanece de pé e a cidade acabou se transformando em Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Bodie, Estados Unidos
rPUeaSH.jpg

Bodie é uma das 6.000 “cidades fantasma” existentes no oeste americano. Assim, como as outras, Bodie foi erguida durante a Corrida do Ouro (1848-1855) e chegou a ser uma das maiores cidades da Califórnia. Porém, hoje só o que permanece são as estruturas de suas casas, hospitais, igrejas e lojas que foram abandonadas pela população.


Fonte:

arquiteturasustentavel

Search By Tags
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Pinterest Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Vimeo Clean Grey
  • Facebook Clean Grey
  • Grey Instagram Ícone
  • YouTube Clean Grey