top of page

Arquitetura “made in world”

O ESTADO (24/02/2010): Imóveis

“Acreditamos em uma arquitetura que não tem fronteiras” essa é afirmação de Luiz Deusdara, arquiteto formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1985, que hoje atua na empresa MD Concept e encara a arquitetura como forma de criação ampla e ilimitada, tendo seus projetos espalhados pelo mundo.

Deusdara comentou que desde muito cedo tem a área relacionada a projetos e construção interferindo em sua vida. Ele nasceu no Piauí por conta da profissão do pai, que na época trabalhava no Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e construía barragens. Aos nove anos, Deusdara veio para Fortaleza e começou a estudar música, desenho e pintura, além de outras tarefas.

Chegado o momento de definir sua atuação profissional o arquiteto contou que teve bastante dúvidas. Entre as opções, destacou que as dúvidas passavam pelas áreas de medicina e direito. No entanto, sempre considerou essas profissões perigosas, tendo em vista a responsabilidade que as mesmas acarretam.

A opção por arquitetura veio de forma meio inusitada quando o pai lhe mostrou uma edição da Revista Modulo (publicação brasileira que tinha arquitetura como tema central. Circulou de 1955 a 1965 quando foi fechada pela Ditadura, voltando a ser publicada em 1975 e chegando ao fechamento definitivo em 1989). O editorial do exemplar observado por Deusdara mostrava o aniversário de Brasília e o glamour da profissão de arquiteto “Ao ver as pessoas daquela revista, disse: já sei, vou ser arquiteto pai”, recordou.

“Hoje, vejo que fugi do perigo em outras profissões e acabei escolhendo a profissão mais perigosa de todas. Porque minha profissão leva a exaustão, um verdadeiro desgaste na busca de soluções e de novidades, enfim é preciso criatividade”, afirmou. Antes de ingressar na graduação de arquitetura, Deusdara cursou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) a formação que integrava ensino médio com técnico, o curso de Edificações. De acordo com o arquiteto, a passagem pelo IFCE facilitou muito sua formação acadêmica. “Minha graduação foi leve e prazerosa por conta da bagagem que eu já trazia do curso de edificações”, apontou.

Quando ainda estava no curso de Edificações Deusdara montou seu primeiro escritório em 1983 junto com o sócio Expedito Deusdara. Depois do curso de arquitetura o negócio cresceu e em 1987 a empresa se constituiu oficialmente sob a denominação de Muniz Deusdara Arquitetos Associados SC Ltda. Hoje, a MD Concept está consolidada e atua não somente em terras brasileiras, mas também em Portugal, Cabo Verde, Espanha e Romênia. Em Fortaleza os trabalhos são realizados no seu escritório com linhas arrojadas, na Rua José Vilar.

A MD Concept comporta hoje 150 arquitetos espalhados pelas oito sedes no mundo, sendo 18 brasileiros. No Brasil o número de profissionais é 48 e dentre eles encontram-se portugueses, dinamarqueses e cabo verdenses. Deusdara explica que essa multiplicidade de profissionais retrata a concepção da empresa que encara a arquitetura com um processo de criação que não tem fronteiras, sem distinções entre Estado, regiões ou cidades. “Consideramos a arquitetura um conceito abrangente. Com uma linguagem que integra conceitos estéticos e gera misturas”, afirmou. O arquiteto explicou que para contemplar a ideia de uma produção sem limites geográficos, os projetos e produtos criados pela empresa tem o selo: made in world, reafirmando a ideia de pertencimento ao território global.

Em relação aos projetos da MD Concept no seu acervo técnico estão catalogados cerca de 700 projetos nas mais diversas áreas, tais como: grandes complexos urbanos, escolas, hotéis, edifícios, aeroportos, fábricas, indústrias, resorts, centros comerciais, enfim um infinidade de criações que fortalecem a ideia comentada pelo arquiteto de que “arquitetura não é só construção”.

Dentre seus projetos encontram-se obras como o novo Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza, o resort Vila Galé no Cumbuco, o resort FIDE XXI em Fortim, o resort Sun River em Beberibe, a Cidade M. Dias Branco no Eusébio e as conhecidas árvores de Natal dos últimos 10 anos das Praças Portugal e do Ferreira, em Fortaleza. Além disso, o arquiteto projetou também obras na Romênia, Espanha, Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde, onde mantêm escritórios.

Deusdara também vem desenvolvendo projetos complexos, que utilizam a alta tecnologia, algoritmos e fractais, uma arquitetura que relaciona-se com o mundo biológico e a flexibilidade da natureza. De acordo com ele, seus projetos buscam uma arquitetura mais sensorial e investigativa, em crescente fusão com a arte, consolidando um aspecto diferenciado.

“A MD Concept é para além de uma empresa, é um conceito de filosofia mesmo. Trabalhamos todos os tipos de projetos, seja ambientação, construção de obras grande e pequenas, objetos, enfim, tudo que interfere no cotidiano e produz sensações” , completou o arquiteto.

Quanto à demanda ele explicou que apesar de ter uma única sede no Brasil, situada em Fortaleza, a MD projeta criações para todo o país. “O cliente que nos contrata tem a multiplicidade de olhares a serviço. Quanto alguém nos encomenda algo não tem a noção que seu projeto pode está sendo criado tanto aqui como em qualquer ponto do mundo, o que proporciona essa mistura e criatividade”, revelou.

Deusdara pontuou também as oportunidades de negócios encontradas especificamente no Brasil e no continente Africano. De acordo com ele, esses lugares são ótimos para se trabalhar, pois há chances de construção e criação.

Como planos para o futuro Deusdara diz que ele e alguns sócios pensam em montar um escritório em um navio, uma espécie de sede itinerante, que se desloca de acordo com as demandas da população no mundo todo. “Tem um tempo que cogitamos esse projeto, mas isso ainda precisa ser bem conversado. Por enquanto fica a ideia que de pelo menos daqui a uns cinco anos estaremos consolidando a ideia de uma arquitetura mundial sem fronteiras”, finalizou.

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Pinterest Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Vimeo Clean Grey
Arquivo
bottom of page