top of page

Masouleh: Conheça a cidade onde as ruas são em cima das casas


As residências construídas na encosta da montanha de Alborz, na cidade de Masouleh, no Irã, possuem uma característica no mínimo curiosa: seus telhados, além de cobrir as casas funcionam como vias de trânsito.

Por mais estranho que isso pareça, o conceito da comunidade com mais de 10 séculos de existência parece bastante atual já que vivemos uma problemática de densidade urbana, além de ser inevitável a comparação com as favelas nos morros das cidades brasileiras. Como uma escada onde os degraus não servem só para pisar, o padrão construtivo do local proporciona uma experiência de compartilhamento do espaço de maneira íntima entre seus moradores. Os telhados da faixa de edificações inferior servem como ruas e pátios para as edificações do nível superior e assim por diante.

Construídas com barro e cana, as casas da cidade de Masouleh mantém-se praticamente intactas com o passar dos anos e podem ser consideradas um exemplar único. Conhecida popularmente como “O pátio do edifício acima é o telhado do edifício de baixo”, a cidade só permite a entrada de pessoas a pé, ou seja, veículos ficam do lado de fora para preservar as características seculares da cidade, além de sua estrutura.

Em Masouleh, hoje, vivem cerca de 564 habitantes em casas constituídas basicamente por quartos, sala, banheiro e terraço no nível superior, e celeiro no nível inferior.

Fonte:

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Pinterest Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Vimeo Clean Grey
Arquivo
bottom of page